Nossos próximos encontros serão

Daimoku da União - dia 18/08, quarta-feira, as 19:00 hs.

Reunião de Membros e Convidados - dia 19/08, quinta-feira, as 17:00hs.

O local está indicado na sua programação.

sábado, 14 de agosto de 2010

Três mil mundos num único momento de vida

Três mil mundos num único momento da vida (itinen sanzen)

1) O que significa itinen sanzen?

A palavra “itinen”, geralmente traduzida como “um único momento da vida” ou “uma existência momentânea da vida”, significa também “uma única mente”, ou “único pensamento”. “Sanzen”, ou literalmente “três mil”, é indicativo de “três mil mundos” ou “três mil domínios”. Assim, itinen sanzen é um princípio filosófico que elucida a vida como uma entidade que contém três mil mundos ou domínios em um único momento. Esse princípio foi estabelecido por Tient’ai, da China, em sua obra Grande Concentração e Discernimento (Maka Shikan), tendo como base a “essência real de todos os fenômenos” contida no capítulo Meios (Hoben) do Sutra de Lótus. O número “três mil” é resultado do seguinte cálculo: 10 (Dez Mundos, ou Dez Estados de Vida) X 10 (Dez Mundos) X 10 (Dez Fatores) X 3 (Três Domínios da Existência, ou Três Princípios da Individualização). A qualquer momento, a vida manifesta os Dez Mundos, e cada um deles possui o potencial para todos os outros estados, formando a Possessão Mútua dos Dez Mundos, ou seja, 100 (10x10) mundos. Cada um dos cem mundos possui os Dez Fatores, o que leva a um total de 1.000 fatores potenciais que podem operar em um dos Três Domínios da Existência, totalizando 3.000 mundos ou domínios. Na escritura “O objeto de devoção para a observação da mente”, Nitiren Daishonin escreveu: “No 5o volume do Maka Shikan consta: ‘Uma única entidade de vida está dotada com os Dez Mundos. Cada um dos Dez Mundos está, ao mesmo tempo, dotado com todos os outros, de modo que uma entidade de vida, na realidade, contém uma centena de mundos. Cada um destes mundos, por sua vez, contém trinta domínios, que significa que em uma centena de mundos, há três mil mundos. Os três mil domínios da existência estão todos contidos numa única entidade de vida. Se não há vida, não há domínios, mas, se há vida, ela contém todos os três mil domínios... Ninguém pode compreender a vida sozinha. O ensino último de Tient’ai é para revelar a vida.’”

2) Para entender melhor, quais são os vários princípios contidos no itinen sanzen?

Os Dez Estados de Vida, ou Dez Mundos, são: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranqüilidade, Alegria, Erudição, Absorção, Bodhisattva e Estado de Buda. Cada um dos Dez Estados, por sua vez, possui os Dez Estados, constituindo a Possessão Mútua dos Dez Mundos. Em um outro trecho da escritura “O objeto de devoção para a observação da mente”, Nitiren Daishonin afirma: “Quando observamos uma outra pessoa, percebemos que está alegre em um momento e irada no seguinte, calma numa ocasião e avarenta em outra, tola às vezes e perversa em outras. Estar irado é Inferno, estar avarento é Fome, ser tolo é Animalidade, ser perverso é Ira, estar contente é Alegria e estar calmo é Tranqüilidade. Estes mundos, os Seis Caminhos, são claros em sua aparência física. Olhar mais intimamente é também descobrir os remanescentes Quatro Nobres Mundos, mesmo que estejam dormentes.”

3) Quais são os Dez Fatores da Vida?

Os Dez Fatores manifestam-se em qualquer um dos Dez Mundos e são: aparência (nyo ze so), natureza (nyo ze sho), entidade (nyo ze tai), poder (nyo ze riki), influência (nyo ze sa), causa interna (nyo ze in), relação (nyo ze en), efeito latente (nyo ze ka), efeito manifesto (nyo ze ho) e consistência do início ao fim (nyo ze honmatsu kukyoto).

Na Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente Ikeda explana: “Sua própria existência é um ‘fenômeno’. Suas feições fisionômicas, postura e assim por diante constituem a ‘aparência’ do ‘fenômeno’ que é sua vida. Além disso, o que existe em seu coração, embora invisível aos olhos, tais como traços de sua personalidade — tolerância, impaciência, gentileza e discrição — ou os vários aspectos de seu temperamento, constituem sua ‘natureza’ (nyo ze sho). Sua totalidade física e espiritual, ou seja, sua ‘aparência’ (nyo ze so) e sua ‘natureza’ (nyo ze sho) juntas formam sua ‘entidade’ (nyo ze tai), a pessoa que você é. Da mesma forma, sua vida tem várias energias (‘poder’), e elas produzem várias ações externas (‘influência’). Além disso, sua própria vida passa a ser uma causa (‘causa interna’) que, ativada por condições internas e externas (‘relação’), gera mudanças em si mesma (‘efeito latente’), e em seu devido momento esses efeitos latentes manifestam-se de forma concreta (‘efeito manifesto’). Esses nove fatores também ligam sua vida e seu ambiente sem nenhuma omissão nem inconsistência (‘consistência do início ao fim’). Esse é o verdadeiro aspecto dos Dez Fatores de sua vida.” (Pág. 119.)

4) Quais são os Três Princípios de Individualização da Vida?

Os Três Princípios de Individualização da Vida, ou Três Domínios da Existência, são:

1) Domínio dos cinco componentes da vida:

· Forma: Indica o aspecto da vida, que possui atributos como forma e cor. Inclui também os órgãos dos cinco sentidos — visão, olfato, audição, paladar e tato — pelos quais percebemos o mundo exterior.

· Percepção: É a função de receber as informações externas pelos seis órgãos sensoriais — os cinco sentidos e a mente, que integram as impressões sensoriais.

· Concepção: Essa é a função pela qual a vida compreende e elabora idéias sobre aquilo que foi percebido.

· Volição: Significa a vontade de agir com relação àquilo que foi percebido e sobre o qual foi concebida uma idéia.

· Consciência: Essa é a função da vida de discernir fazendo avaliação, distinguir o bem do mal etc. Ao mesmo tempo, ela age para apoiar e integrar as demais quatro funções.

2) Domínio dos seres vivos ou ambiente social: Indica uma verdade comum de que vivemos nossa vida conjuntamente com outras pessoas, por exemplo nossa família.

3) Domínio do ambiente ou ambiente natural: Significa o lugar onde os seres vivos habitam (o espaço) e do qual dependem para resolver suas atividades vitais.

Os Três Domínios da Existência não devem ser vistos de uma forma isolada entre si, mas de forma integrada, os quais manifestam qualquer um dos Dez Mundos.

5) Como podemos relacionar nossa prática diária com o princípio de itinen sanzen?

Nossa condição de vida afeta nossa percepção do mundo e nossa ação em relação a ele. A prática do Gongyo e do Daimoku nos possibilita elevar essa condição e perceber a essência real dos fatos com sabedoria e coragem para agir diante das situações. Elevando nosso estado de vida, podemos sair do ciclo de sofrimento e de causas negativas e transformar nosso ambiente. Porém, como seres humanos, temos altos e baixos, motivo pelo qual devemos nos exercitar constantemente.

Todos nós somos Bodhisattvas da Terra que nascemos com a missão de propagar o budismo. Quando nos conscientizamos disso e direcionamos nosso itinen, isto é, nossa “mente única” em prol do grandioso ideal do Kossen-rufu, podemos criar uma condição de vida forte e inabalável.

Em uma orientação, o presidente Ikeda afirma: “O Grande Mestre Miao-lo da China disse estas palavras: ‘O corpo e a mente da pessoa permeiam todos os fenômenos num único momento.’ (The Writings of Nichiren Daishonin, pág. 366) Nossa vida está fundamentalmente em união com a própria vida do Universo. Todos os tesouros do Universo existem em cada pessoa; e cada pessoa é uma entidade infinitamente digna de respeito. Portanto, com nossa fé, podemos transformar a nós próprios e também nossa família, e podemos ainda mudar a comunidade em que vivemos, o país e o mundo inteiro, direcionando-os para a esperança, a paz e a felicidade. Essa é a prática do supremo princípio budista dos três mil mundos num único momento da vida. É uma batalha para elevar a vida de toda a humanidade.” (Brasil Seikyo, edição no 1.605, 26 de maio de 2001, pág. A3.)

Um exemplo concreto da extraordinária influência do forte itinen de uma pessoa foi demonstrado pelo próprio presidente Ikeda por ocasião de sua primeira viagem ao Brasil no ano de 1960, diante de sérias dificuldades e da saúde debilitada, descrito com as seguintes palavras na Nova Revolução Humana: “Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que o maior objetivo desta viagem é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não podemos desistir na metade do caminho. Houve alguma vez em que o presidente Toda recuou em meio a uma luta? Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou. Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura pode haver nisso?!” (Vol. 1, pág. 178.) Certamente, a determinação do presidente Ikeda naquele momento definiu a construção e o desenvolvimento da BSGI dos dias atuais.

6) Como podemos relacionar o princípio de itinen sanzen com o Gohonzon?

No trecho final da escritura “O Objeto de Devoção para a Observação da Mente”, Nitiren Daishonin afirma: “Demonstrando profunda compaixão pelos ignorantes da gema dos três mil mundos em uma existência momentânea da vida, o Buda colocou-a dentro dos cinco caracteres [do Myoho-rengue-kyo], com os quais adornou os pescoços dos que vivem nos Últimos Dias.”

O “Buda” mencionado nesta frase indica Nitiren Daishonin; os “cinco caracteres”, o objeto de devoção isto é, o Gohonzon; e a “gema”, o Nam-myoho-rengue-kyo, que é o próprio princípio dos três mil mundos num único momento da vida (itinen sanzen) em termos práticos. Portanto, Nitiren Daishonin inscreveu o Gohonzon para a salvação de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei e incorporando esse princípio.



3 comentários:

  1. muito bom e sabedoria todos os povos no mundo tododeveria conheres

    ResponderExcluir
  2. estou muito satisfeito porisso obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  3. Explicação bem elaborada, gostei.

    ResponderExcluir