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domingo, 9 de maio de 2010

Revolução humana

Revolução humana (1)

(Brasil Seikyo, edição nº 1654, 01/06/2002, página A6.)

O termo “revolução humana” foi utilizado pela primeira vez pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda. Logo após o lançamento do Seikyo Shimbun, ele escreveu um romance que seria publicado em série nesse jornal. O presidente Ikeda descreve esse episódio da seguinte forma: “Logo após a publicação da primeira edição do Seikyo Shimbun na primavera de 1951, o Mestre disse um dia com a mão no bolso do paletó:

“— Escrevi um romance. Já que vai sair no jornal, talvez seja necessária a publicação em série.
“O Mestre parecia estar acanhado, porém satisfeito.
“O material para o primeiro número já estava pronto e guardado dentro de seu bolso. Assim, nasceu o romance Revolução Humana, que ele escreveu sob o pseudônimo de Myo Goku. Senti nesse intante que um dia teria que dar continuidade a esse romance.” (Revolução Humana, vol. 1, pág. 7.)
Na seqüência, o presidente Ikeda esclarece a razão que o levou a continuar escrevendo essa obra nas seguintes frases:

“Compreendi na ressonância de sua voz que minha missão era transmitir corretamente para a posteridade o espírito e a vida do Mestre Jossei Toda; e este era seu desejo...
“Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade. — Eis o assunto do romance.” (Ibidem, págs. 8-9.)
Com essas palavras, sentimos a profundidade do significado do termo “revolução humana”, que abrange a reforma individual da vida de cada pessoa, ou seja, sua forma de viver, pensar e agir visando a fortalecer seu caráter e transformar seu mau carma.
Revolução humana não é algo extraordinário ou distante da nossa vida diária. Ela se desenvolve enquanto buscamos o auto-aprimoramento e criamos a paz no local onde vivemos por meio de nossa própria atuação.
A vida é uma constante luta contra nossas próprias tendências negativas. Nós mudamos constantemente. Mas a questão fundamental é se essas mudanças nos fazem avançar ou retroceder, ou seja, mudar nosso foco egocêntrico e limitado ou adquirir uma visão mais ampla dos acontecimentos que nos cercam.
Nada é mais imprescindível, e ao mesmo tempo mais difícil, que transformar a si mesmo. É mais fácil dizer “Este é meu jeito”. Porém, precisamos desafiar e transformar nossas tendências negativas para que elas não cresçam com o passar dos anos. O Budismo de Nitiren Daishonin abre o caminho justamente para isso: permite descobrirmos a entidade do “eu superior e essencial”, ou seja o Nam-myoho-rengue-kyo nas profundezas da nossa vida. Por meio da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, nossa vida se torna repleta de energia vital e de sabedoria, criando assim forças para enfrentarmos as dificuldades em direção à própria revolução humana.

Revolução humana (2)
(Brasil Seikyo, edição nº 1655, 08/06/2002, página A6.)
A prática do Budismo de Nitiren Daishonin, que se baseia na recitação do Gongyo e do Daimoku diariamente, proporciona o fortalecimento do estado interior das pessoas, fazendo com que manifestem uma força ilimitada para transformar as adversidades em oportunidades e avançar rumo à revolução humana.
Por isso, o budismo ensina que todas as pessoas, sem exceção, possuem inerentemente um ilimitado potencial e que, por meio do desafio contínuo em busca da revolução humana, ele será manifestado. Com isso, elas podem estabelecer uma personalidade independente e invencível, sendo capazes de ultrapassar todas as situações que a vida impõe com coragem, sem cair em impasses. Dessa forma, são capazes de criar um ritmo de pleno avanço por toda a existência, encarando os sofrimentos como oportunidades de aperfeiçoamento.
É um erro analisar a vida apenas com base nas características do presente. Se uma pessoa simplesmente disser: “Eu sou tímida e serei assim por toda a minha existência”, jamais será capaz de evidenciar seu verdadeiro potencial para avançar. Mas sem ser necessário mudar totalmente suas características, é possível tornar-se uma pessoa que, embora seja tímida, dirá as palavras certas nos momentos adequados e com convicção, por exemplo. O mesmo ocorre com uma pessoa impaciente; ela poderá aproveitar essa característica para que as tarefas ao seu redor sejam concretizadas de forma rápida e eficiente.
Porém, vale ressaltar que a luta pela revolução humana deve ser empreendida juntamente com outras pessoas, que contribuirão para polirmos nossa vida e mudarmos alguns aspectos que nos fazem retroceder. Unirmos aos outros visando a um objetivo comum — a felicidade da humanidade —, contribuirá muito para avançarmos.
O grandioso movimento pela propagação do Budismo de Nitiren Daishonin promovido em nossa organização nas diversas formas de atividades não tem outro objetivo senão proporcionar uma oportunidade concreta para as pessoas realizarem a revolução humana, dedicando-se em prol das demais.
Na nossa caminhada visando à revolução humana, em que ponto devemos tomar cuidado?
A Revolução Humana não se consegue de um dia para o outro. É uma jornada árdua e longa. Talvez não sejam suficientes, mas os três pontos a seguir são muito importantes.

Em primeiro lugar, devemos ter inabalável decisão de fazer a revolução humana por meio da prática da fé do Budismo de Nitiren Daishonin. Sem que haja uma manifestação constante da energia vital obtida com intenso Daimoku recitado ao Gohonzon, seremos presas fáceis da própria fraqueza e dos obstáculos que aparecem diante de nós.
Em segundo lugar, devemos ter habilidade e a coragem de refletir honestamente sobre as nossas próprias fraquezas ou falhas, e a todo custo procurar vencê-las. É tendência matural de um ser humano apontar com muita facilidade os erros e defeitos dos outros e não conseguir ver os seus próprios. Entretanto, a revolução humana se inicia ao saber ver e reconhecer os próprios erros e defeitos que impedem o seu desenvolvimento. Nós que somos membros da BSGI devemos estar sempre em contato com os dirigentes veteranos, para que eles possam nos apontar as nossas falhas e defeitos vitais de modo que possamos vencê-los por meio da pratica da fé.
Em terceiro lugar, a revolução humana se realiza dentro da própria realidade em que vivemos os místicos hindus, os sábios taoistas e muitos outros retiraram-se parcial ou completamente da sociedade a fim de não serem corrompidos pela mancha da avareza, do egoísmo e da ira que são tão opressores na sociedade humana em todo o mundo. O Budismo, contudo, ensina que a flor de lótus floresce mais pura e perfeitamente imaculada justamente num pântano sujo. Não importando o quanto possa ser corrupta a sociedade em que vivemos, o alcance da iluminação é uma conclusão natural desde que mantenhamos a fé no supremo budismo. Ninguém que abraça o gohonzon necessita viver numa caverna longe do mundo secular ou tornar-se um mendigo para purificar a sua vida. Em vez disso, atirando-se no meio da luta contra as duras realidades da vida, empenhando-se na recitação do Gongyo e Daimoku e na realização do Chakubuku podemos transformar todas as circunstancias desfavoráveis em fertilizantes para o nosso próprio progresso. Eis a atitude correta de quem trilha o caminho da revolução humana.
(do livro Guia Pratico do Budismo, pg 75/76)
REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humanade uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

O principal benefício do Gohonzon
Decidimos praticar o Budismo de Nitiren Daishonin justamente para receber os benefícios do Gohonzon. É obvio que ninguém se converte esperando algum malefício.
O que é então benefício? Eis uma pergunta que todos já fizeram alguma vez. Em ultima analise, beneficio significa revolução humana que, em outras palavras, é a revelação do estado de Buda, ou jobutsu.
Principalmente entre os japoneses, quando se fala em jobutsu concebe-se a idéia de morte. Para mudar essa concepção, o presidente Jossei Toda empregou a expressão revolução humana.
Por outro lado, quando falamos em benefício, logo pensamos em transformar a pobreza em riqueza, a desarmonia em harmonia, a doença em saúde etc. não há duvida de que tudo isso são comprovações dos benefícios da pratica do Budismo. Entretanto, ainda são benefícios menores. O Presidente Jossei Toda sempre dizia que se os benefícios do Gohonzon fossem comparados ao tamanho da Terra, os benefícios que as pessoas obtem não passariam ainda do tamanho de uma bola de pingue pongue. Podemos dizer que a nossa idéia de beneficio, ainda é restrita.
De forma concreta, beneficio indica um fortalecimento da energia, que é o fator principal para alcançarmos a percepção da circunstancia do estado de Buda. É justamente aqui que se encontra a finalidade ultima do Budismo de Nitiren Daishonin.”
(Guia Prático do Budismo do Budismo, pg 123)
Uma transformação em nossa determinação inicialmente produzirá uma transformação nos limites internos de nossa vida; isso nos possibilita a manifestar qualidades de excelente saúde, uma força abundante e uma ilimitada sabedoria. Uma vida que foi transformada dessa forma conduzirá outras em direção à felicidade e se comprometerá em extinguir o mal. Também terá um impacto na sociedade e no meio ambiente, transformando ambos num paraíso de paz e prosperidade.
Temos de combater o sentimento de incapacidade e pessimismo que manifestam-se em nosso interior. E “Viva para Vencer” é fazer a revolução humana de si próprio.

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