Nossos próximos encontros serão

Daimoku da União - dia 18/08, quarta-feira, as 19:00 hs.

Reunião de Membros e Convidados - dia 19/08, quinta-feira, as 17:00hs.

O local está indicado na sua programação.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fé, prática e estudo

Fé, Prática e Estudo (Shin gyo gaku)

O princípio Fé, Prática e Estudo é fundamental para a prática correta do Budismo de Nitiren Daishonin.
A “fé” é o ato de acreditar nos ensinos de Daishonin como a mais elevada religião dos Últimos Dias da Lei (Mappo).
A “prática” consiste em praticar corretamente o budismo em exata conformidade com seus ensinamentos.
O “estudo” refere-se ao ato de buscar o aprendizado dos ensinamentos budistas. Quando se falha em qualquer um desses três itens, não é possível desenvolver uma correta prática do Verdadeiro Budismo.
Nitiren Daishonin definiu a diretriz de “fé, prática e estudo” da seguinte forma: “Creia no Gohonzon, o maior objeto de devoção do mundo. Esforce-se destemidamente para forjar uma fé suficientemente forte para receber a proteção de Sakyamuni, Taho, e todos os outros budas. Exerça-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Não somente o senhor deve perseverar, mas também deve ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Deve contar aos outros com a melhor de sua habilidade, mesmo que seja somente a respeito de uma única sentença ou frase.” (END, vol 1, pág. 369)

Essa frase ensina que o Gohonzon é o supremo objeto de devoção da prática budista e que nossa fé deve ser "suficientemente forte” para receber a proteção das funções do universo. Daishonin enfatiza também a importância do empenho na “prática” e no “estudo” tendo a “fé” como base.
O budismo é muito rigoroso com relação a esse princípio. Mesmo que uma pessoa acredite no Gohonzon, mas não se empenha na prática, sua crença não passa de uma “fé” meramente teórica. É uma fé que não se enquadra no padrão da crença budista.Daishonin declara que sem a prática e o estudo “não pode haver budismo”. Isso significa que o budismo pulsa somente na vida daquele que se empenha sinceramente na fé e na prática. Ele ensina também que a fé é a base da prática e dos estudo, pois “tanto a prática como o estudo surgem da fé”. Como resultado do empenho na prática e no estudo, pode-se experimentar a grandiosidade do budismo na vida diária pela comprovação dos benefícios, o que torna a fé mais forte e inabalável.

A fé no Gohonzon é a base do exercício budista.
Nitiren Daishonin revelou a essência do budismo em forma de Gohonzon
Daishonin declarou: “O mais importante é recitar o Nam-myoho-rengue-kyo de tal modo que possa alcançar o estado de Buda. Tudo depende da força de sua fé. O budismo toma a fé como fonte fundamental da iluminação” (Resposta à Dama Nitinyo, END, vol. 1, pág.326).

A prática do Budismo de Nitiren Daishonin pode ser dividido em dois tipos: prática individual (jigyo) e prática altruísta (keta). A prática individual consiste na recitação diária do Gongyo e Daimoku para beneficiar a si próprio. A prática altruísta consiste em dedicar-se na propagação do budismo e nas atividades para o desenvolvimento do Kossen-Rufu a fim de beneficiar outras pessoas, ou seja, é a realização do Chakubuku.
Nitiren Daishonin afirma: “Recite determinadamente o Nam-myoho-rengue-kyo e recomende os outros a fazerem o mesmo. Isso permanecerá como a única lembrança da sua presente vida no mundo humano.” (Perguntas e Respostas sobre Abraçar o Sutra de Lótus.END, vol.5, pág 18)
O objetivo do estudo é aprofundar a fé e fortalecer a prática. Por essa razão, estudar o budismo e não agir corretamente é o mesmo que nada.
O Pres. Ikeda sintetizou a finalidade do estudo em quatro pontos:
1-Estuda-se o budismo para adquirir uma correta visão da vida, da sociedade e dos objetivos;
2- Para nutrir a prática da fé e o empenho nas atividades;
3- Para avançar e crescer dia após dia; e
4- Para cultivar a capacidade de orientação e para oferecer incentivos a todos os companheiros.
Quando uma pessoa fortalece a fé no Gohonzon por meio do estudo do budismo, torna-se capaz de sanar suas dúvidas com relação à prática e vencer as dificuldades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário